Instituto Pensar - Dezessete estados brasileiros ficaram abaixo da média de alfabetização

Dezessete estados brasileiros ficaram abaixo da média de alfabetização

por: Eduardo Pinheiro 


Foto: ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Uma avalição federal feita com amostra de estudantes do 2º ano do ensino fundamental de escolas públicas revelou que 17 estados brasileiros não conseguiram alcançar a média do país em conhecimentos de língua portuguesa. Além da baixa em língua portuguesa, 18 estados que não atingiram a média em matemática.

Os dados fazem parte dos resultados de testes amostrais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nessa quarta-feira (4).



Leia também: Educação brasileira no cenário pós-pandemia terá perdas de R$ 4 bilhões no orçamento

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, os resultados reforçam o cenário de desigualdade educacional. Nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, apenas o Ceará superou a média brasileira em português e matemática.

Essa foi a primeira vez que o Inep aplicou a avaliação de alfabetização a estudantes do 2º ano. As provas anteriores ocorreram no 3º ano e, por isso, a comparação dos resultados não é indicada. Os estudantes do 9° ano também fizeram testes em ciências da natureza e ciências humanas.

Alfabetização aquém

A média do Brasil em língua portuguesa foi de 750 pontos. Estudantes do 2° ano com desempenho abaixo desse nível não são capazes, por exemplo, de localizar informação explícita em textos de até seis linhas, como um bilhete, ou inferir o assunto de um cartaz. O resultado apontou que 45% dos estudantes do país estão nessa situação.

Em matemática, a média do país também foi de 750 pontos. Segundo a escala de conhecimentos da prova, estudantes com desempenho abaixo dessa nota na disciplina não conseguem, por exemplo, relacionar um conjunto de moedas (de 5 ou 10 centavos) a uma única moeda de valor equivalente. Metade dos estudantes do 2º ano tiveram resultado inferior a esse parâmetro.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que o governo ainda vai debater a definição das pontuações que reflitam, por exemplo, que uma criança está alfabetizada. A bandeira da alfabetização e ensino básico é levantada pelo governo Bolsonaro como prioridade.

"Nosso objetivo agora foi trazer a nova escala, explicar a matriz e trazer os resultados?, disse ele, durante seminário online que tratou dos resultados. "É o momento de iniciar um debate a respeito disso, do que seria nossa meta. É importante que o Brasil tenha metas de alfabetização.?

Com informações da Folha de S. Paulo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: